14 pressupostos da aprendizagem em Mentoria Organizacional

A Mentoria é um processo de aprendizagem que carrega alguns pressupostos para resultados efetivos. Marcus Ronsoni, referência em mentoria organizacional e autor do primeiro livro sobre o tema, lista 14 pontos que se relacionam com o aprendizado do mentorado.

  1. O ser humano contém em si o potencial natural para se desenvolver e se aprimorar.
  2. A aprendizagem autêntica é aquela que é considerada pelo mentorado como pertinente.
  3. A aprendizagem se efetiva mais rapidamente quando o mentorado possui uma finalidade precisa. Qual o objetivo maior a ser alcançado quando tiver as competências que está aprimorando?
  4. A aprendizagem se efetiva mais rapidamente quando o mentorado julga os materiais didáticos que recebeu como capazes de lhe permitir um bom nível de aprimoramento.
  5. A aprendizagem que implica uma modificação da própria organização pessoal representa uma ameaça e o mentorado tende a resistir a ela.
  6. A aprendizagem é mais facilmente adquirida quando as ameaças são minimizadas.
  7. Quando o mentorado se sente pouco ameaçado, a mentoria pode ser percebida de forma diferente e o processo de aprendizagem tende a se efetivar.
  8. A verdadeira aprendizagem ocorre, em grande parte, por meio da ação.
  9. A aprendizagem é facilitada quando o mentorado participa do processo e ele mesmo encontra e escolhe as alternativas.
  10. A aprendizagem que está alinhada com  a personalidade do mentorado em sua totalidade, e por isso é espontânea, com sentimentos e intelecto imbricados, é mais profunda e duradoura.
  11. Independência, criatividade e autonomia são facilitadas quando a autocrítica é privilegiada em relação à avaliação feita por terceiros.
  12. Independência, criatividade e autonomia são facilitadas quando a relação entre mentor e mentorados é horizontal.
  13. A aprendizagem mais importante é aquela que consiste em conhecer bem como se aprende, permitindo ao mentorado estar constantemente experimentando e assimilando o processo de mudança.
  14. A aprendizagem acontece melhor em um ambiente descontraído e longe dos aspectos formais. O mentorado deve ver a mentoria como um bate-papo amigável e divertido, no qual pode falar de suas preocupações e crenças de maneira relaxada. 

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