Autora: Nathalia Torres
Entenda exatamente seu papel como mentor e quais processos utilizar em suas mentorias.
A mentoria de negócios existe para auxiliar a empresa e o empreendimento em suas dificuldades. Quando um novo empreendimento nasce, surge também um novo empreendedor e esse é o momento em que chegam todas as dúvidas e dificuldades iniciais.
Mas ela não serve apenas para novos empreendimentos pois a mentoria de negócios também pode ser aplicada em situações de reestruturação de empresas, em que o negócio está precisando se reinventar, rever seus planejamentos, e precisa de ajuda para encontrar um novo caminho.
Vamos ver juntos quais são os cenários de aplicação da Mentoria de Negócios, como se diferenciam e como as metodologias podem ser aplicadas durante o planejamento!
Entendendo o cenário do mentorado:
- Transição de carreira
Antes de qualquer coisa, é preciso entender o objetivo da mentoria, ou seja, o porquê do empreendedor ou executivo estar procurando ajuda. O primeiro cenário é o de transição de carreira, que ainda pode ser dividido em dois: empreendimento por necessidade ou oportunidade.
O mentorado pode ser uma pessoa que teve uma carreira com vínculo empregatício, mas em determinado momento, resolveu empreender por ter vislumbrado uma oportunidade de negócio.
Já o empreendimento por necessidade pode acontecer no seguinte exemplo: um indivíduo está buscando por recolocação, mas não obtém sucesso em função da idade ou outros fatores, e nesse caso resolve empreender.
Nestas situações de transição de carreira, é mais do que fundamental a sensibilização do mentor, principalmente para o empreendimento por necessidade, em que o empreendedor, normalmente, tem urgência no retorno.
- Novos negócios
Um segundo cenário é em relação a novos negócios, no caso em que o mentorado já possui uma empresa, mas precisa da ajuda de um mentor para fazer um planejamento de um novo projeto. Nesse caso, o foco é totalmente na oportunidade. O papel do mentor é ajudar nas estratégias, táticas e planejamento inicial deste projeto que está começando.
- Mentoria de Negócios para Crescimento
Quando uma empresa já existe, já está indo bem, mas com o crescimento não tão alto, é possível colocar em ação a Mentoria de Negócios para buscar oportunidades de crescimento.
- Mentoria de Posicionamento e Mudança
No cenário em que uma empresa está indo bem, porém o mercado e o comportamento do consumidor mudaram, e ela precisa se adaptar para manter seus resultados, aplica-se a Mentoria de Posicionamento e Mudança. Por exemplo, um negócio de lojas físicas que agora precisa se reposicionar para o mundo digital. Este é o caso de mudança de estratégia e reposicionamento.
Entre as diversas abordagens da metodologia de negócios, as metodologias aplicadas são o que as diferenciam. Elas são distintas porque têm objetivos distintos.
Mentoria de Negócios: Metodologia Universal
Aqui na SBDC, trabalhamos com uma metodologia universal, ou mentoria generalista, onde o objetivo é que o mentor possa acompanhar o mentorado em todas essas mudanças e etapas. É aqui que entram os especialistas. Ou seja, se o problema envolver uma questão maior de Marketing Digital, por exemplo, é necessário envolver o trabalho em conjunto de um especialista em Marketing Digital.
Essa metodologia deve ser aplicada em alguns passos:
- Definição da expectativa final
Importante para alinhar o quanto a mentoria entregou ao fim do processo. Aqui pode-se ser aplicado uma análise SWOT, um Canvas, algum plano de negócios… É importante resumir esse escopo.
- Perguntas norteadoras
Para criar temáticas a serem trabalhadas, é necessário entender os problemas do mentorado. Para isso, começamos com algumas perguntas norteadoras. Então, o mentor precisa fazer a análise junto ao mentorado: quais perguntas em relação ao negócio precisam ser respondidas pela mentoria? Na área do marketing, quais perguntas a empresa espera que a mentoria traga respostas? Na área comercial, na operação… Em relação aos fornecedores, estratégia… E assim por diante.
- Benchmarking
Esse também é um passo muito importante para esse tipo de mentoria de negócios pois é necessário, em conjunto com o mentorado, analisar o que já existe no mercado, quais são os contatos… E para a mentoria universal, esses contatos e conhecimento serão muito importantes.
Então, o mentor acaba sendo a pessoa que, após todas essas análises, direciona o pensamento, que estrutura as dificuldades e questiona algumas práticas. Mas não necessariamente dando todas as respostas.
“Mentoria é mais ou menos como surfar uma onda, mas quem faz a onda é o mentorado” – Marcus Ronsoni
É importante não haver uma inversão no papel entre mentor e mentorado. O mentor é quem dá os direcionamentos, e o mentorado é quem toma as decisões e ações finais.
Analisando os riscos
Após todos os passos acima e o escopo de trabalho bem definido, seria a hora da implantação, certo? Bem, antes disso, passamos por uma prática que chamamos de afundar navio.
Essa é uma estratégia para verificar as possíveis falhas do planejamento. Apelida-se de afundar navio, exatamente por se tratar de uma apresentação onde o objetivo é encontrar as possíveis falhas e riscos do planejamento. Essa apresentação é feita para um comitê completo por uma rede de confiança do mentorado, incluindo também uma rede do próprio mentor, com especialistas de diversas áreas. O objetivo é que o mentorado não se defenda das críticas, mas que as anote, ouça os questionamentos e possa refletir sobre esses pontos.
Depois desta sessão de análise, naturalmente são feitos mais alguns encontros com o mentor, para avaliar os riscos e descobrir caminhos para contorná-los.
Este exercício é de extrema importância pois, no início de um negócio, o entusiasmo e toda a paixão pela ideia podem acabar fazendo com que o empreendedor não enxergue alguns destes riscos. Por esse motivo, essa apresentação de afundar navio, para avaliar falhas e riscos no planejamento, pode acontecer mais de uma vez, com pessoas diferentes.
Encurte a distância entre teoria e prática
Em qual desses processos você mais precisa desenvolver suas habilidades como mentor? Aqui na SBDC contamos com formações de mentores completas para você atingir resultados e se tornar cada vez mais um profissional bem consolidado no mercado.
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