DISC: Relação entre a personalidade e o desligamento de funcionários

Entenda o ambiente de trabalho ideal para cada estilo do DISC e evite o desligamento de colaboradores por falta de motivação e baixo desempenho.

Há uma parte oculta da contratação de novos funcionários que influencia a escolha deles sobre ingressar ou não na sua empresa: a reputação sobre o quanto as pessoas gostam de trabalhar nela.

E essa reputação é impactada negativamente pelo desligamento dos funcionários, especialmente quando esses trabalhadores começam a prejudicar os membros da equipe que ainda estão envolvidos.

Os funcionários desmotivados tornam-se cínicos, passivos e tóxicos. Como evitar isso?

Quando analisamos o que motiva cada estilo de personalidade do DISC é possível identificar boa parte das causas de desligamento dos funcionários. Depois que a motivação é extinta, o comportamento dos funcionários degrada e suga os outros. Então, como podemos evitá-lo?

Motivando o estilo “D”


Esses funcionários buscam liberdade das regras feitas por outros. Obviamente, dentro de uma organização, eles precisam aceitar um certo nível de regras que devem seguir. Mas quando eles começam a vê-las como excessivamente onerosas, eles começam a se desligar. Quando você vê um “D” começar a se afastar e não argumentar por suas opiniões, é quando você deve erguer uma enorme bandeira vermelha para evitar seu desligamento.

Evitando o desligamento do “D”


Esse estilo precisa sentir que ele está no comando; portanto, explore o que está entre esse objetivo e o estado atual. Você pode ser direto, solicitando o feedback dele, mas esteja preparado para respostas diretas que não sejam revestidas de açúcar. O ato de perguntar ao D começa a restaurar seu poder, mas tenha cuidado em suas palavras. Caso contrário, você aumentará o cinismo e o desengajamento.

Motivando o estilo “I”


Os funcionários do estilo I respondem à aceitação e aprovação. Se você não estiver criando ativamente oportunidades de feedback positivo para todos os funcionários, o estilo I será desligado mais rapidamente. Uma vez que eles perdem sua energia positiva, buscarão a aprovação de outras pessoas que demonstrarem interesse e concordarem com sua opinião negativa sobre a administração atual.

Revertendo o desligamento do “I”


Os funcionários desse estilo são seus “líderes de torcida” naturais; portanto, pedir a eles primeiro que tenham ideias sobre como mudar o clima deve ser o primeiro passo. Sua energia voltará à vida à medida que criarem atividades sociais e profissionais que poderiam potencialmente trazer de volta o engajamento positivo. Não se esqueça de reconhecê-los publicamente para que eles tenham suas necessidades de aprovação atendidas.

Motivando o estilo “S”


Esse estilo adora rotina e é reconhecido por seu trabalho constante e árduo. À medida que a gratidão genuína por seus esforços desaparece, o mesmo acontece com o desempenho deles. Eles também gostam de ter tempo para se adaptar às mudanças, portanto, se você “empurrar” as mudanças rapidamente, o desengajamento aumentará.

Evitando a demissão do “S”


Isso levará um pouco de tempo e esforço concentrado. Você precisará reconquistar sua confiança, construindo lentamente um relacionamento e passando um tempo com eles para conhecê-los melhor. Quando isso acontece, é mais provável que o S se abra sobre o que não está funcionando para ele. Depois de identificar um plano para revertê-lo, seja paciente com a necessidade desse estilo de levar algum tempo para se adaptar.

Motivando o estilo “C”


Ter muitos dados e estar bem informado ajuda bastante a evitar o desmembramento dos funcionários para o estilo “C”. Eles apreciam a precisão e sabem que estão entregando o que é esperado. Se houver pouca informação sobre o que é esperado eles serão desligados, porque não sentem que estão fazendo bem o seu trabalho.

Revertendo o desligamento do “C”


Perceba se você criticou o trabalho que eles fizeram, mas não estabeleceu expectativas claras, é preciso admitir isso e perguntar o que teria sido útil para saber mais. Em seguida, estabeleça um plano para ser específico com o que é necessário, dando a eles orientações claras sobre como isso será feito. Depois de ver que sua lógica é valorizada, eles começarão a se envolver novamente com a equipe para fornecer uma visão baseada em dados das ideias.

Saiba mais:

Como líder em sua empresa, seu foco nos fatores que impedem e revertem o desligamento dos funcionários, especialmente no que se refere a estilos de personalidade, será a diferença entre um local desejável para trabalhar e um a ser evitado a todo custo. Reserve um tempo para aprender mais sobre como usar a personalidade para prever o desligamento dos funcionários com nossa certificação em análise comportamental.

Escrito por: Michael Dattilio, escritor e consultor que trabalha com empresas e organizações de todos os tamanhos para descobrir padrões ocultos que estão impulsionando seu desempenho, especialmente no que se refere à experiência do cliente. Publicado originalmente por PeopleKeys.