CHECKLIST DO MENTOR: 25 perguntas fundamentais

Listei 25 pontos que considero fundamentais que um mentor atenda. São perguntas que revelam o estado ideal de atuação do mentor, dentro de aptidões que devem fazer parte dele.

Os pontos estão divididos em:

  • Referente ao perfil do mentorado
  • Referente ao ambiente organizacional
  • O mentor consigo mesmo

Referente ao perfil do mentorado:

Tenho aptidão para: 

1. Conduzir um processo para identificar e auxiliar no aprimoramento dos principais elementos que constituem o perfil profissional do mentorado?

2. Conduzir um processo para avaliar quais são os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para a função atual e para o próximo nível da carreira e avaliar quais desses conhecimentos, habilidades e atitudes o mentorado já possui e quais precisa desenvolver?

3. Avaliar o grau de autorresponsabilidade geral ou específico do mentorado (locus de controle interno), identificando os momentos em que ele estiver se vitimizando ou terceirizando a responsabilidade?

4. Conduzir um processo para identificar quais são as características mais marcantes da personalidade do mentorado e de que forma essas características ajudam ou atrapalham o desempenho de sua função e sua carreira?

5. Conduzir um processo para identificar quais são os elementos importantes do modelo mental do mentorado e avaliar se a forma como ele toma suas decisões deve ser objeto de atenção durante o processo de mentoria?

6. Inspirar o mentorado?

7. Ajudar o mentorado a identificar seus desafios, as oportunidades, os bloqueadores e os paralisadores do seu processo de evolução?

8. Entender a demanda do mentorado, do gestor e da organização, buscando alinhamento e harmonização?

9. Aplicar técnicas de manejo e intervenção comportamental?

10. Utilizar ferramentas de planejamentoorganização de tarefas e de gestão do tempo?

11. Conduzir um processo de mentoria em todas as suas etapas – tanto no que se refere a sessão quanto ao processo como um todo?

Referente ao ambiente organizacional:

Tenho condições de:

12. Conduzir um processo para identificar as redes de poder e de relacionamento e as oportunidades e ameaças existentes?

13. Conduzir um processo para identificar quem são os decisores e influenciadores e qual é o nível de relacionamento e proximidade do mentorado com essas pessoas?

14. Conduzir um processo para identificar rótulos positivos e negativos que o mentorado possa ter e de que forma isso interfere no seu resultado e na sua carreira?

15. Conduzir um processo para identificar quais são os principais elementos da cultura organizacional e de que forma eles apoiam ou atrapalham a performance individual, grupal e da própria organização?

16. Conduzir um processo para avaliar quais são as crenças organizacionais que são limitadoras ou potencializadoras de resultados e as oportunidades e ameaças resultantes disso?

17. Conduzir um processo para identificar os principais elementos formadores do clima organizacional e de que forma eles apoiam ou atrapalham os resultados individuais, das equipes e da organização?

18. Conduzir um processo para identificar quais são as características da organização e como elas apoiam ou atrapalham os resultados?

19. Conduzir um processo para identificar o que é valorizado e o que é desencorajado pela organização e avaliar como isso interfere nos resultados?

20. Estimular o gestor do mentorado a dar feedbacks claros, quando necessário?

21. Entender o universo organizacional no qual o mentorado está inserido?

22. Conduzir um processo para identificar as oportunidades e ameaças em relação ao ambiente e à organização?

23. Elaborar um bom diagnóstico das situações, identificando as oportunidades, os problemas e/ou necessidades?

O mentor consigo mesmo:

Reflita sobre:

24. O mentor deve ter consciência das suas responsabilidades, do seu papel e das demandas de tempo, dedicação e outros recursos que o processo de mentoria exige. Ser mentor de alguém é um papel de alta responsabilidade. Em alguns casos, o mentor muda o destino do seu mentorado para melhor ou para pior. Mesmo quando o âmbito de atuação do mentor é o organizacional, ele acaba influenciando a vida do mentorado de forma direta, por meio dos frutos em sua carreira, mas também de forma indireta, pois a mudança comportamental acabará se difundindo pelas demais dimensões da vida do mentorado. 

25. Cabe ao mentor, nesse sentido, fazer um exame das suas intenções em relação ao processo de mentoria. É importante que suas intenções estejam focadas principalmente em ajudar o mentorado. Deve ser uma manifestação do seu altruísmo.

Se o mentor estiver utilizando esse papel para se promover, se destacar, seduzir, criar conexões, intimidar ou, ainda, para mostrar o quanto sabe, o processo de mentoria tende a não atingir seus melhores resultados. É muito difícil se conectar com as intenções e necessidades do outro se você estiver preso às suas próprias intenções e necessidades.


→→ Conheça nosso assessment gratuito Adaptabilidade de Carreira, Segurança Psicológica e Valores Organizacionais e mensure sua adaptabilidade e valores de sua empresa. Clique aqui.