Quer empreender mas não sabe ainda no que investir ou qual a área mais promissora? Possui habilidades e competências que gostaria de aplicar em um negócio?
É possível classificar os empreendedores de acordo com duas estratégias de definição do negócio. O primeiro caso é o empreendedorismo de dentro para fora, a partir das vivências, habilidades, experiências e interesses do empreendedor. Trata-se de alguém que é muito bom em algo e gostaria de trabalhar com base em suas competências. Pensa o negócio a partir de seus talentos e do que pode oferecer.
O segundo exemplo é da pessoa que deseja empreender mas não sabe em que área atuar, ou que já fez essa definição mas ainda não possui conhecimento sobre processos, produtos e mercado. A atitude empreendedora está presente e esse profissional é motivado por resultados, retornos financeiros e crescimento, independente do negócio, ele irá avaliar tendências, nichos de mercado e áreas promissoras, em busca de algo que possa oferecer. É o empreendedor que percebe oportunidades e busca oferecer soluções. Nesse caso, a estratégia é direcionada de fora (ambiente) para dentro (pessoal).
O ideal é que exista equilíbrio entre as abordagens, com um profissional atuando no que lhe motiva e tendo bons retornos financeiros e reconhecimento a partir disso. Por isso, a dica de hoje é o Funil de Ideias, uma ferramenta para reunir informações e inspirações a partir das experiências pessoais e das oportunidades e tendências do mercado. (Neste artigo indicamos como pesquisar tendências).
A base para a concepção de ideias está em três perguntas-chave, para ambos os casos.
Funil de Ideias de acordo com a vivência do profissional:
- Quem você é? Momento de elencar suas experiências, interesses, referências familiares, formação acadêmica, etc. Essas respostas indicarão seu perfil para o negócio.
- O que sabe fazer? Liste suas habilidades, conhecimentos e talentos. A partir disso, faça a definição de ideias para o empreendimento.
- Quem você conhece? Pense em sua rede de contatos, LinkedIn, professores, colegas, empresas, entidades. Isso ajudará na prospecção dos primeiros clientes.
Ao construir o Funil de Ideias com base no mercado você deve avaliar:
- Quais são as tendências e oportunidades no mercado? Identifique nichos ainda não atendidos, insatisfação dos clientes com algum produto ou serviço, ideias que já existem em outro local e que podem ser adaptadas ao seu contexto, áreas com previsão de crescimento.
- Que ideias são compatíveis com seu perfil? A partir do que foi listado anteriormente, o que lhe motivaria? Classifique essas ideias de acordo com seu nível de interesse.
- Há mercado para essa ideia? Avalie quem são os potenciais clientes.
Depois de definir as ideias que se encaixam em seus parâmetros, faça uma análise mais aprofundada do mercado para cada uma, avaliando demanda, concorrentes e perspectivas a médio e longo prazo. Depois de construir o funil você deve ser capaz de defender sua ideia de produto ou serviço e transformá-la em um plano de negócio.
Dica de leitura: O livro Oportunidades Disfarçadas, de Carlos Domingos, reúne histórias de 200 empreendedores que identificaram problemas e transformaram em grandes oportunidades. Histórias do início de gigantes como Natura, O Boticário, Avon e Habib´s irão lhe inspirar e inquietar na busca por grandes ideias em meio a crise.
E continue acompanhando nossa série com 30 passos na jornada do empreendedor. Todas as semanas uma nova dica!
Você também pode ter o apoio de profissionais especializados no desenvolvimento do negócio. Conheça o processo de Mentoring Plano A, desenvolvido pela SBDC, que oferece ao mentorado a possibilidade de apresentar e lapidar seu projeto, desde suas concepções básicas, prototipar sua ideia, passar por etapas de validação do projeto, receber conselhos de especialistas, construir uma estratégia recorrente de vendas e planejar ações que o ajudem a construir autoridade em seu mercado e nicho de atuação.
Por Cássia Marques
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